Especial - APA Lajedão





A Unidade



 A Área de Proteção - APA Lajedão foi criada pelo Decreto nº 39.951, de 08 de outubro de 1998, situada no município de Matias Cardoso, com aproximadamente 12.000 ha, localizada na região norte de Minas, bacia do São Francisco, zona ecotonal entre os domínios do cerrado e a caatinga.

A APA Lajedão integra o Sistema de Áreas Protegidas (SAP) Jaíba que é formado por cinco unidades de conservação de proteção integral, duas unidades de conservação de uso sustentável e duas Reservas Legais do Projeto Jaíba, formando um mosaico, interligado em maior ou menor grau, dependendo da unidade.

É chamada de Lajedão devido ao nome da maior comunidade em seu interior, que por sua vez se denomina assim devido aos afloramentos calcáreos existentes em suas proximidades, os chamados “lajedos”, onde existe uma flora extremamente peculiar e diversas formações cársticas, inclusive cavidades, representando o recurso ambiental mais intrínseco da Unidade de Conservação.




Flora



Na área da APA Lajedão são visualizadas formas vegetacionais variadas, naturais e antropizadas, florestais e não florestais, como se segue:



Formações florestais



·   - Floresta Perenifólia e Subperenifólia: Esta cobertura vegetal limita-se a capões esparsos, de dimensões reduzidas e não mapeáveis, geralmente situados nas cotas mais baixas, em locais onde aplanície de inundação tem maior largura, recebendo umidade permanente.



·  - Floresta Sub-caducifólia: Esta cobertura ocupa os espaços localizados em cotas de altitude maiores em relação aos cursos d’água. Fazem sempre transição com as florestas Perenifólias e Subperenifólias.



·   - Floresta Caducifólia: No norte de Minas Gerais é possível observar dois tipos de florestas caducifólicas:



a)   Floresta Caducifólica sobre solos Litólicos com substratos de calcário ou ardósia ou calcário com lentes de ardósia: possui composição de espécies semelhante à da MataAtlântica, sensivelmente pobre em relação a esta em número de espécies em decorrência dos padrões climáticos locais.



b)   Floresta Caducifólica sobre solos Podzólicos, Latossolos Vermelho-Escuros Eutróficos e CambissolosEutróficos: formada por árvores muito desenvolvidas, com fustes retos, troncos com altas circunferências, grande diversidade de lianas e escassas epífitas. Apresenta expressivo valor econômico pela quantidade e qualidade de espécies produtoras de madeira de lei. 



·   - Caatinga Arbórea: No norte do estado de Minas Gerais a Caatinga apresenta aspectos peculiares, conforme sua posição no relevo e as condições edáficas locais, podendo ser distinguida em Caatinga arbórea (três formas), Caatinga arbustivo-arbórea e Caatinga arbustiva com ou sem cactáceas. Em relação a seu estrato arbóreo, a Caatinga arbórea pode-se mostrar densa ou aberta. Essas formas possuem composição florística característica, contribuindo, assim, com elementos arbóreos também diversificados. Tais formas apresentam-se sobre classes distintas de solos.



·   - Caatinga arbórea densa: compõe o tipo predominante, formando sempre maciços, cujas manchas são bastante freqüentes se comparadas com as outras formas da Caatinga. Apresenta árvores de altura variando entre 6 e 12 m, irregularmente espaçadas, de fustes finos em relação às suas alturas, estrato arbustivo variado em espécies, numerosos cipós, algumas cactáceas, bromeliáceas e gramíneas.



·  - Caatinga arbórea aberta: têm ocorrência limitada às partes mais planas e altas dos terrenos aclivados, sendo aí contornada pela Caatinga arbórea densa. Ocorre de maneira mais acentuada ao longo dos rios Verde e São Francisco e mostra estrato arbóreo ligeiramente mais baixo e descontínuo. Essa forma vegetacional apresenta pouca ou nenhuma caducidade, em função de sua posição nas margens dos rios, auferindo destes certa taxa de umidade.



Formações não florestais



·   - Caatinga Arbustiva Arbórea: Formação constituída por arvoretas geralmente espinhosas, com lianas, raríssimas epífitas e algumas cactáceas, ocorrendo quase sempre sobre terrenos arenosos.



·   - Carrasco: O termo carrasco é uma denominação interiorana utilizada pelos moradores para definir as formações vegetais com obstáculos capazes de dificultar a movimentação do homem. Botanicamente, apresenta espécies vegetais características da caatinga ou do cerrado, ou ainda a associação destes dois elementos. A presença dos arbustos e dos subarbustos é extremamente elevada





Fauna


A APA Lajedão é densamente habitada e ocupada por atividades agropastoris. A fauna encontrada nos afloramentos calcários torna-se então extremamente peculiar, uma vez que se molda às condições ambientais, como a falta de água superficial e as altas temperaturas. Mesmo diante destas adversidades ambientais, a fauna é complexa e apresenta importantes grupos taxonômicos.

Muitos exemplares de várias ordens da Classe Insecta, principalmente coleópteros, hemípteros e homópteros foram observados nas trilhas de acesso e nas imediações das entradas das cavernas.

As espécies de aves são abundantes na APA Lajedão. Foram registradas espécies passeriformes e não-passeriformes. Algumas espécies foram mais abundantes na Caatinga Arbórea, embora outras ocupassem as áreas antropizadas.

Atualmente os estudos dos grandes mamíferos constituem indicadores de degradação ambiental. A ocorrência de animais como a suçuarana (Puma concolor), a onça-pintada (Panthera onca) e a jaguatirica, (Leopardus pardalis) colocam as áreas cársticas como de relevante interesse ecológico, pois estes animais utilizam os abrigos em rochas ou mesmo as cavidades naturais como abrigo e sítios de procriação.




Recursos Hídricos



Temos a bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Em destaque a região de Jaíba. A área cárstica da APA Lajedão funciona como base de recarga do lençol freático.


Bacia do Rio São Francisco

Rede hidrográfica próxima a APA Lajedão



 Potencial Turístico 


A APA Lajedão possui um enorme potencial turístico com seus atrativos,tais como belíssimas cavernas, afloramentos rochosos, além de diversas espécies da fauna.






Conselho Consultivo


A APA Lajedão faz parte do Conselho do SAP Jaíba, composto pelas seguintes unidades: Área de Proteção Ambiental do Lajedão, Área de Proteção Ambiental da Serra do Sabonetal, Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro, Parque Estadual da Mata seca, Parque Estadual do Verde Grande, Reserva Biológica do Jaíba, Reserva Biológica Serra Azul. Possui atualmente um conselho consultivo composto por representantes do Instituto Estadual de Florestas, órgãos públicos, estaduais e municipais, sociedade civil organizada, setor formal de ensino/Educação, sindicatos e setor privado.



Integração com as comunidades do entorno



A partir de palestras educativas em escolas e empresas da região, conseguimos levar à população a importância das nossas unidades e como podemos contribuir para conservação do meio ambiente.








Para baixar o Plano de manejo da unidade clique aqui

Conheça! Se informe! Ajude na preservação!



Instituto Estadual de Florestas - IEF

Escritório Regional Alto Médio São Francisco - ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG