Especial - REDS Veredas do Acarí


A Unidade

A Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari é uma Unidade de Conservação de uso sustentável e tem o objetivo de proteger e conservar o bioma cerrado na Bacia do Rio São Francisco e trazer benefícios as populações tradicionais que habitam o entorno da referida Unidade, através do uso de áreas de uso sustentável no seu interior e ainda, a proteção da biodiversidade, dos aquíferos, dos frutos do cerrado que são disponibilizados para extração pelas populações tradicionais do entorno, e a promoção da educação ambiental e ecoturismo.

Localiza-se na Região Norte do Estado de Minas Gerais, no Município de Chapada Gaúcha, Distrito de Vila Serra das Araras, na bacia do Rio São Francisco, entre os rios Pardo e Urucuia onde nasce o Rio Acari conforme imagem abaixo:

Localização da REDS Veredas do Acari no mapa de Minas Gerais
Missão e visão de futuro

Missão: Ser modelo em preservação e exploração sustentável do meio ambiente.

Visão de Futuro: Proteger a biodiversidade, integrando os cidadãos do entorno da Unidade, por meio da exploração de produtos do cerrado de maneira sustentável.

Recursos hídricos e fauna

A REDS Veredas do Acarí trata-se de um complexo de veredas que tem como principal, uma vereda chamada Acari, a qual cedeu o nome à Unidade de Conservação e ao longo do seu percurso transforma no Rio Acari que deságua diretamente no Rio São Francisco.
Suas belas veredas é uma área de proteção especial devido a sua importância para o regime hídrico do Rio São Francisco. Existem belas paisagens, lindas cachoeiras e lagoas, as quais contêm várias espécies de animais do bioma cerrado, alguns ameaçados de extinção, como a onça parda, a suçuarana, ema, anta, tatu bola, veado campeiro, arara vermelha e amarela (Canindé), o lobo guará e o lobo guará preto que só tem registro nessa Unidade entre outros. 

Onça-parda
Tatu-bola
Infraestrutura da UC

Infraestrutura existente:

- Escritório Administrativo na Vila Serra das Araras
- Portaria (guarita)
- Casa da Gerência
- Casa de pesquisa
- Diversas estradas com opções variadas em distâncias, além de cercas, contenções de enxurrada,
dentre outras.
- Placas de sinalização.
- Sinal wireless para acesso à internet.
- Galpão de uma antiga fábrica de farinha que será reformado e transformando em um centro de visitantes.
- 02 torres de observação (01 de estrutura metálica e 01 de madeira).

Conselho Deliberativo
Durante o ano de 2008 teve início dos procedimentos para formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra das Araras e Conselho Deliberativo da Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, em 2009 foi criado um só conselho para as duas Unidades (Portaria nº. 159, de 12 de agosto de 2009).

No ano de 2014 teve nova eleição do Conselho para o biênio 2014-2016 publicado pela Portaria nº 100, de 03 de setembro de 2014, mas por ser Conselhos diferentes (Consultivo e Deliberativo) e Unidades diferentes (Proteção Integral e Uso Sustentável) em novembro houve a separação do Conselho em duas portarias (157 e 158), mas mantendo os mesmos membros titulares e suplentes para os dois Conselhos.

A Portaria IEF nº 157, de 26 de novembro de 2014, dispõe sobre a composição do Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra das Araras, para o Biênio 2014-2016.

A Portaria IEF nº 158, de 26 de novembro de 2014, dispõe sobre a composição do Conselho Deliberativo da Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, para o Biênio 2014- 2016.

Em novembro houve a recondução do Conselho para um período de mais 02 anos (2017-2018) conforme Portaria nº 84, de 25 de novembro de 2016.

Educação ambiental/ Relacionamento com o entorno

São desenvolvidos no interior e no entorno da REDS Veredas do Acarí ações e trabalhos de educação ambiental, sobre tudo com a participação da comunidade. Veja algumas das atividades realizadas:

Semana da Água
Em comemoração a Semana da Água a equipe da Unidade realizou visita aos moradores da Vila Serra das Araras para um bate papo sobre o uso consciente da água, prevenção a doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti e preservação das veredas existentes na região.

Em combate ao mosquito aedes aegypti foi realizado uma coleta de lixo como pneus, garrafas (utensílios que possam armazenar água) separado pelos moradores.

Para o encerramento das atividades uma passeata foi realizada com os alunos da Escola Estadual Serra das Araras e Escola Municipal Santo Antônio pelas ruas da Vila para um trabalho de conscientização e distribuição de mudas aos moradores da comunidade.

Visita a moradores da Vila Serra das Araras

Passeata com os alunos da EE Serra das Araras e EM Santo Antônio
Semana do Meio Ambiente
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente foram realizados encontros com as turmas de alunos do Projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Serra das Araras) no escritório do IEF na Vila Serra das Araras onde foram recebidos pelo gerente e monitores para um bate papo sobre a importância das UCs, preservação do meio ambiente, situação atual de nossas veredas, exibição de vídeos educativos e amostras de animais fotografados dentro da REDS Veredas do Acari.

A Escola Municipal Santo Antônio desenvolveu durante a semana o projeto “Preservando a Natureza”. Na culminância houve apresentações de vários alunos com danças, músicas e poesias sobre a natureza. Os monitores da UC falaram sobre a importância da REDS Veredas do Acari com exibição de vídeos educativos e amostras de animais fotografados dentro da mesma.
              

Visita dos alunos do SCFV ao escritório do IEF
Bate papo com alunos da E.M. Santo Antônio
                    
Monitoramento
O monitoramento é feito constantemente pelo gerente e monitores dentro da Unidade, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente são feitos monitoramentos no entorno da UC. 



Conheça! Se informe! Ajude na preservação!

Instituto Estadual de Florestas – IEF
Escritório Regional Alto Médio São Francisco - ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG