Especial- REBIO Jaíba


Unidade

A Reserva Biológica do Jaíba integra juntamente com 4 Unidades de Conservação de Proteção Integral e 02 Unidades de Conservação de Uso Sustentável, o denominado Sistema de Áreas Protegidas do Jaíba (SAP Jaíba), criado como condicionantes para licenciamento ambiental do empreendimento Projeto de Irrigação do Jaíba.

O Sistema é formado pelas seguintes Unidades de Conservação: Parque Estadual da Mata Seca (15.360,07 ha), Parque Estadual Verde Grande (25.551,52 ha), Área de Proteção Ambiental Lagedão (12.000 ha), Parque Estadual Lagoa do Cajueiro (20.716,28 ha), Reserva Biológica do Jaíba (6.348,60 ha), Reserva Biológica Serra Azul (3.840,9491 ha), Área de Proteção Ambiental Serra do Sabonetal (82.500,00 ha).
Missão; Visão de futuro e Valores

A Reserva Biológica do Jaíba pertence à categoria de unidades de conservação de proteção integral. Têm como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Flora

Nesta região, predomina o Bioma Caatinga, fito fisionomia denominada Floresta Estacional Decidual Submontana, vulgarmente conhecida como Mata Secae apresenta como principais espécies: angico, aroeira do sertão, unha de gato, vaqueta, umburana, casquinha, sucupira, são joão, braúna, ipê, tamburil e tantas outras variedades de plantas.

Fauna

A fauna bastante rica e diversificada apresenta a ocorrência de veados- campeiros, raposa, tatu, teiú, seriema, coelho, caititu, cutia, codorna, inhambu, tico-tico, juriti, lagarto, dentre outros
Veado - campeiro
Seriema
Codorna
Localização e Acesso 

A Reserva Biológica do Jaíba está localizada no município de Matias Cardoso, Norte de Minas Gerais, aproximadamente a 30 km da sede do município de Matias Cardoso.
Infraestrutura da unidade

Na Reserva Biológica do Jaíba têm três casas, um galpão com três salas e uma torre de observação, sendo que duas casas são próximas e a terceira casa que fica do outro lado da Unidade está desativada. Tem também uma casa de bomba, onde fica o motor que retira água do poço para abastecer a Unidade. As atividades administrativas são realizadas na Agencia Avançada de Jaíba e na própria Unidade, que conta com acesso à internet.
Casa da REBIO do Jaíba
Estrutura da REBIO Jaíba
Galpão da REBIO Jaíba
Casa ao lado da torre

Sinalização

Na Unidade Conservação têm algumas placas indicativas e de sinalizações, sendo que é necessário a confecção de mais placas e até mesmo a renovação das antigas.

Placas de sinalização e informação
Placas de sinalização e informação
Conselho Consultivo

A Reserva Biológica Serra do Jaíba faz parte do Sistema de Áreas Protegidas do Jaíba- SAP-Jaíba, composta pelas Unidades de Proteção Integral: Parque Estadual Verde Grande, Parque Estadual Mata Seca, Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, Reserva Biológica do Jaíba, Reserva Biológica Serra Azul e pelas Unidades de Uso Sustentável: APA Serra Do Sabonetal e APA Lajedão. O SAP Jaíba possui um Conselho Consultivo, que é composto por representantes gestores de Unidade de Conservação do Instituto Estadual de Florestas – IEF, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – EMATER, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, Fundação Rural Mineira – RURALMINAS, Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, Policia Militar Ambiental de Manga, Prefeitura Municipal de Jaíba, Prefeitura Municipal de Manga, Prefeitura Municipal de Matias Cardoso, Prefeitura Municipal de Pedras de Maria da Cruz, SadaBio-Energia e Agricultura Ltda, Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Matias Cardoso, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaíba e Superintendência Regional de Ensino de Janaúba.

Monitoramentos

O monitoramento é realizado pelos funcionários no interior da REBIO do Jaíba e em áreas no entorno, quando é encontrado alguma irregularidade é repassada para o gerente, que aciona a Polícia Militar de Meio Ambiente do município de Jaíba para dar apoio na fiscalização e confeccionar os Autos de Infrações quando for o caso.

Educação Ambiental 

No decorrer do ano 2016 foram realizados alguns trabalhos em escolas, comunidades vizinhas da REBIO e empresas, sendo essas atividades de suma importância para levar à sociedade a importância da Unidade e da sua preservação, bem como a preservação do meio ambiente. 

Conheça! Se informe! Ajude na preservação!

Instituto Estadual de Florestas – IEF
Escritório Regional Alto Médio São Francisco - ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG