Especial - PE Verde Grande

Rio Verde Grande
Unidade 

O Parque Estadual Verde Grande faz parte do Sistema de Áreas Protegidas (SAP) do Jaíba e representa, portanto, o remanescente de vegetação nativa de toda uma região ocupada pela exploração econômica. O Sistema é formado pelas seguintes Unidades de Conservação: Parque Estadual da Mata Seca (15.360,07 ha), Parque Estadual Verde Grande (25.551,52 ha), Área de Proteção Ambiental Lajedão (12.000 ha), Parque Estadual Lagoa do Cajueiro (20716,28 ha), Reserva Biológica do Jaíba (6.348,60 ha), Reserva Biológica Serra Azul (3840,99 ha), Área de Proteção Ambiental Serra do Sabonetal (82.500 ha).

A Unidade foi declarada como de utilidade pública no dia 14/09/2015, pelo decreto 332, para desapropriação de pleno domínio os imóveis particulares inseridos nos limites do Parque Estadual Verde Grande.

Conforme informações obtidas recentemente pela sede, não existe nenhuma área registrada em nome do IEF, temos 33,00 % da área escrituradas em nome do IEF, e 67,00% da área em Regularização.

Missão, Visão de futuro e Valores

O Parque Estadual Verde Grande tem como missão a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo básico preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais.

Flora do Parque Estadual Verde Grande

Nesta região, predomina o Bioma Caatinga, fito fisionomia denominada Floresta Estacional Decidual, vulgarmente conhecida como Mata Seca.
Podemos identificar no local espécie de Peroba, Ipê branco, Ipê roxo, Ipê Amarelo, Paineira, Embaré, Tapicuru, Jacarandá, Tamboril, dentre outras. Na região beira-rio encontramos espécies como: Muquém, Marezeiro, Juazeiro, Braúna, Jatobá.
Braúna(pau preto)
Ipê caraíba
Aroeira
Fauna 

A diversidade da fauna no Parque é variada, podendo citar a ocorrência de alguns exemplares de animais raros na região e até ameaçados de extinção tais como: onça preta, onça parda, suçuarana, veado catingueiro, paca, caititu, seriema, perdiz, gambá, tamanduá bandeira, tamanduá mirim, cutia, jacaré,cobra.
Animal resgatado após incêndio na UC
Animal resgatado na rodovia
Recursos Hídricos 

O Parque Estadual Verde Grande encontra-se situado nas barras do Rio Verde Grande e do Rio São Francisco. O Parque possui as lagoas que são abastecidas pelo Rio Verde Grande e pelo Rio São Francisco, sendo a lagoa da Cici e a lagoa da Promissão.
Lagoa da Cici
Potencial Turístico 

Temos vários pontos que poderão ser colocados como potencial turístico, mas precisamos de um amparo por meio do plano de manejo, que ainda não existe ou mesmo de um plano emergencial. Dentre esses pontos, podemos citar os ninhais que abrigam diversificadas espécies de aves migratórias e as lagoas.
Ninhais que abrigam diversificadas espécies de aves migratórias
Rio Verde 
Mapa da cobertura vegetal
Sinalização 

A unidade conta com algumas placas indicativas na entrada e nos limites da unidade, sendo objetivo da gestora distribuir mais placas no interior do parque. pelo Rio São Francisco, sendo a lagoa da Cici e a lagoa da Promissão.
Placa indicativa na entrada principal
Placa indicativa na divisa do parque
Conselho consultivo 

O Parque Estadual Verde Grande faz parte do Conselho do SAP Jaíba, composto pelas seguintes unidades: Área de Proteção Ambiental do Lajedão, Área de Proteção Ambiental da Serra do Sabonetal, Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro, Parque Estadual da Mata seca, Parque Estadual do Verde Grande, Reserva Biológica do Jaíba, Reserva Biológica da Serra Azul. 

Possui atualmente um conselho consultivo composto por representantes do Instituto Estadual de Florestas, órgãos públicos, estaduais e municipais, sociedade civil organizada, setor formal de ensino/Educação, sindicatos e setor privado. 

Conforme publicação da Portaria IEF nº 130 de 21 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a composição do conselho consultivo do SAP Jaíba para o Biênio 2015-2017, realizou-se no dia 24/09/2015, no Parque Estadual Lagoa do Cajueiroa cerimônia de posse dos novos conselheiros e aprovação do regimento interno. 
Visitação Turística 

A unidade tem grandes atrativos para visitação, devendo ser contemplado quando da realização do Plano de manejo, ou mesmo do Plano emergencial .Sendo os pontos mais atrativos as lagoas, que são abastecidas pelo rio São Francisco e pelo Rio Verde e os ninhais que abrigam diversificadas espécies de aves migratórias.
Ninhais no período chuvoso 
Ninhais no período seco
Educação Ambiental

No decorrer do ano foram realizados alguns trabalhos com a comunidade vizinha do parque, sendo essas atividades de suma importância para levar à sociedade a importância da Unidade e da sua preservação. 

Integrações com as comunidades do entorno 

A partir de palestras educativas em escolas e empresas da região, conseguimos levar à população a importância das nossas unidades e como podemos contribuir para conservação do meio ambiente.

Conheça! Se informe! Ajude na preservação!

Instituto Estadual de Florestas – IEF
Escritório Regional Alto Médio São Francisco - ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG