Especial - APA Serra do Sabonetal

Serra do Sabonetal vista de cima
A Unidade

A APA está inserida na região mineira do bioma da caatinga, considerada de importância extrema no trabalho “Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga”, publicado em 2000 pelo Ministério do Meio Ambiente, assim como pelo “Biodiversidade em Minas Gerais: um Atlas para sua Conservação”, publicado pela Fundação Biodiversitas em 2005. O SAP Jaíba ocupa uma área em torno de 170.000ha, sendo 70.000ha formados por UC’s de proteção integral.

A Área de Proteção Serra do Sabonetal criada pelo Decreto 39.952 de 08 de outubro de 1998, com área de 82.500,00 ha, abrange os municípios de Jaíba, Pedras de Maria da Cruz e Itacarambi. Esta Unidade de Conservação tem como objetivo a integração dos ambientes preservados da Rebio Serra Azul e as áreas úmidas das margens do Rio São Francisco, notadamente o complexo das lagoas marginais e a formação rochosa da Serra do Sabonetal.Sua existência se deve a medidas de compensação ambiental tomadas pelo Estado devido à implantação do Projeto Jaíba, maior projeto de irrigação da AméricaLatina, através das águas do Rio São Francisco.

A serra, além das feições cársticas, também se constitui, localmente, num sítio arqueológico e é responsável pelas principais nascentes da região. Devido seus limites serem confrontantes com o Projeto Jaíba, a área da APA Serra do Sabonetal sofre progressivas pressões das atividades agropecuárias, que descaracterizam e impactam o ambiente, devido aos constantes desmates, o assoreamento dos cursos de água e a apropriação dos recursos hídricos.

Dos atributos naturais, destacam-se os corredores ecológicos existentes no interior da Unidade de Conservação, associados as diversas lagoas marginais de extrema relevância para a conservação da Ictiofauna na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Enquadrada na categoria de Unidade Conservação de Uso Sustentável, dá-se a importância as Comunidades, Fazendas, entre outras ocupações, dos quais são amparadas no SNUC.
Lagoa marginal do rio São Francisco
Missão

Proteger os recursos naturais dentro da área da unidade de conservação, promovendo ações de conscientização ambiental e social das populações tradicionais. 

Visão

Ser referência nas práticas de desenvolvimento socioambiental em unidades de conservação de uso sustentável. 

Valores 

Zelo pelo meio ambiente com responsabilidade, ética, sociabilidade, cordialidade e profissionalismo. 

Mapas
Bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Em destaque a região de Jaíba.
Acesso a Unidade de Conservação.
Infraestrutura da UC

A APA Serra do Sabonetal utiliza a Agência Avançada de Itacarambi como apoio e escritório da unidade. Mesmo fora o local está distante 2 km do limite da APA. O escritório é cedido pela Prefeitura de Itacarambi que também fornece internet e uma funcionária.

Escritório da Unidade



Educação Ambiental/ Relacionamento com o entorno

A Educação Ambiental funciona como meio de aproximar a teoria da prática na educação, voltando para a resolução de problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo. A Educação Ambiental é um processo participativo, no qual o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais em busca de soluções, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

Diversas ações mitigadoras são desenvolvidas pela equipe de Guarda Parques da APA Serra do Sabonetal, no qual os mesmos visitam comunidades no interior e adjacências da Unidade de Conservação nos trabalhos de orientação ambiental. Não obstante, os orientadores também trabalham com teatro relacionado às questões ambientais, no intuito de levar as mensagens de maneira lúdica. É uma responsabilidade importantíssima para a manutenção dos recursos naturais, pelos quais as comunidades passam a entender melhor a necessidade da preservação destas áreas protegidas.

Fauna
Cotia
Raposa do Campo
Ouriço Caicheiro
Filhotes de Suindara

Foram feito inúmeros resgates de espécies da Fauna brasileira, na Unidade de Conservação e entorno. As causas mais comuns são: Incêndios Florestais, nos quais os animais em fuga se machucam e as migrações de animais silvestres para áreas urbanas, devido aos desmatamentos e incêndios florestais que destroem seus habitas naturais.

Monitoramento

Embora esteja protegida por lei, podemos citar diversos impactos ambientais oriundos das ações humanas. O desmatamento é considerável no interior da UC, pelo qual são utilizados para vários fins, como: agropecuária, agricultura, entre outros. A caça e pesca predatória são notórios na APASS e os prejuízos ambientais são incalculáveis, com a biodiversidade em risco de extinção e que teoricamente estariam protegidos nestas áreas.

Diante dos dados aferidos acerca da área supracitada, a Unidade de Conservação sofre impactos ambientais em desacordo com as leis ambientais e zoneamento estratégico, contemplado no plano de manejo. O zoneamento ecológico Econômico relacionado à área citada teve como objetivo a proteção das florestas ciliares, florestas inundáveis, pântanos e lagoas da margem direita do rio São Francisco inseridos na APA Serra do Sabonetal. Vale ressaltar que de acordo os estudos do plano de manejo, o complexo de lagoas marginais na APASS, nas adjacências da ocorrência do desmate é considerada prioritária para conservação e de importância biológica extrema (BIODIVERSITAS, 2005).

Visitação Turística
Lapa do Darci
Pintura Rupestre

Serra do Sabonetal
Concentração de material arqueológico

Conheça! Se informe! Ajude na preservação!

para baixa o plano de manejo clique aqui

Instituto Estadual de Florestas – IEF
Escritório Regional Alto Médio São Francisco - ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG