Especial - APA Cochá e Gibão



           A UNIDADE

A Área de Proteção Ambiental Estadual Cochá e Gibão foi criada pelo Decreto Estadual nº 43.911 de 05 de novembro de 2004 com o objetivo de proteger as formações de cerrado do ecossistema local. A área da unidade é de 296.423 hectares e segundo o ISA (Instituto Socioambiental), está distribuído da seguinte forma:

Município
Área do município (ha)
Área da UC no município (ha)
Porcentagem da UC no município (%)
Bonito de Minas
390.064
209.089
73,13 %
Januária
669.117
76.844
26,87 %

         A Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
O Atlas de Conservação da Biodiversidade em Minas Gerais indica a unidade como área prioritária para proteção à biodiversidade, sendo considerada como “corredor ecológico do Cerrado Noroeste”. A unidade sofre constantes pressões e ameaças, principalmente em relação a queimadas e desmatamentos.
As nascentes do rio Cochá e do rio Gibão estão no interior da unidade. Ambos são contribuintes do rio Carinhanha que, por sua vez, é importante contribuinte da margem esquerda do rio São Francisco. O rio Carinhanha está ao norte da unidade e também delimita o estado de Minas Gerais com o estado da Bahia.

APA Cochá e Gibão

Localização da APA Cochá e Gibão nos Municípios


FAUNA


Por ainda não possuir plano de manejo, a unidade não possui nenhum estudo oficial relacionado à fauna. Observando que a APA Cochá e Gibão está inserida no Bioma Cerrado é comum encontrar áreas de ocorrências da fauna típica deste tipo de vegetação. Entre os mais comuns relatados ou avistados recentemente, podemos citar:

Guariba macho
Guariba fêmea
Jaritataca
Veado-catingueiro


          HIDROGRAFIA

Mapa hidrográfico da APA Cochá e Gibão

A Unidade, além das veredas e outros pequenos cursos d´agua, possui o Rio Cochá, o Riacho do Gibão e o Rio Carinhanha.
O Gavião é um complexo de corredeiras e cachoeiras ideais para a prática do rafting e outros esportes de aventura. Num percurso de 8 km do Rio Carinhanha, o adepto ao esporte encontra cinco grandes corredeiras classificadas nos níveis IV e V (conforme classificação do rafting) e várias outras corredeiras menores. A aventura termina na cachoeira do Gavião, onde as águas cristalinas do Rio Carinhanha formam o belo lago. O local também possui várias trilhas onde o visitante pode apreciar o contato com a natureza selvagem e intacta.


            INFRAESTRUTURA

A gestão da APA Cochá e Gibão é compartilhada com a APA do Rio Pandeiros. O local utilizado como sede administrativa destas duas APAS é a Agência Avançada de Bonito de Minas que está situado na Rua Joaquim Borges Monteiro, Nº 180 - Centro. No térreo o escritório possui três salas para atendimento, banheiro e garagem. No primeiro andar há uma sala, um depósito para armazenamento das ferramentas, dois quartos para alojamento, um banheiro, uma cozinha

Sede da APA em Bonito de Minas

Interior da sede

           VISITAÇÃO TURÍSTICA

A  APA Cochá e Gibão possui lugares de notável beleza que geralmente não são frequentados por turistas. Estes locais são de difícil acesso e não há rodovias pavimentadas. O Plano de Manejo que começa a ser elaborado pontuará esses locais, e, em um futuro próximo todo esse potencial turístico poderá ser aproveitado.

Cachoeira do Gibão
Serra da Flecheira

            CONSELHO CONSULTIVO

           Foi criado no ano de 2009 o Conselho para as unidades do Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, da Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros e Área de Proteção Ambiental Cochá Gibão, porém a portaria de criação foi publicada somente em 2011 (Portaria nº. 141, de 12 de agosto de 2011). No ano de 2013, em reunião foi aprovada a fusão deste conselho com o conselho do Parque Estadual Veredas do Peruaçu havendo nova eleição e sendo publicado na portaria nº 162 28/11/2014.O Conselho então foi reconduzido pela Portaria nº 8122/11/2016.


            BRIGADISTA E COMBATES

A brigada contra incêndios florestais é formada pelos funcionários da unidade, sendo que, no período crítico pode haver a cooperação de brigadistas de outras unidades, da Força Tarefa Previncêndio Sub-Base Januária e de militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Todo ano ocorre o processo seletivo de contratação de brigada temporária. O processo seletivo, curso e treinamento de brigadistas são executados pela SEMAD/ Previncêndio que também oferecem suporte operacional e logístico.


           MOSAICO SERTÃO VEREDAS PERUAÇU

A unidade participa do conselho do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. Este Mosaico é composto por um conjunto de áreas protegidas localizadas na margem esquerda do rio São Francisco, entre as regiões norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia. Possui uma área de aproximadamente 1,8 milhão de hectares, representando a porção de Cerrado mais conservada no estado de Minas Gerais, envolvendo unidades de conservação estaduais, federais e particulares, comunidades quilombolas, terras indígenas Xakriabás, populações extrativistas e áreas de produção agropecuária.


Conheça! Se informe! Ajude na preservação!

Instituto Estadual de Florestas – IEF
Escritório Regional Alto Médio São Francisco - ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG