Especial - PE Veredas do Peruaçu

Em mais uma matéria especial do BLOG/ERAMSF, hoje vamos apresentar aos nossos leitores um pouco mais sobre as belezas, desafios e curiosidades do Parque Estadual Veredas do Peruaçu, que faz aniversário hoje 27 de setembro!
Lagoa Azul
A Unidade

O Parque Estadual Veredas do Peruaçu está localizado nos Municípios de Cônego Marinho, Januária e Bonito de Minas, Minas Gerais. Foi criado em 27 de setembro de 1994, através do Decreto nº 36.070 e sua área correspondia a 30.702 hectares. Posteriormente, ocorreu uma retificação neste Decreto, aumentando a área para 31.221 hectares.

A finalidade da criação do Parque é proteger a fauna e flora regionais, as veredas e criar condições ao desenvolvimento de pesquisas científicas e a ampliação do turismo ecológico na região.

O nome Peruaçu é de origem tupi, significando ema grande. Peru significa ema, açu, grande. Então, Rio da Ema Grande em português.

Hidrografia, fauna e Flora

A área do Parque Estadual Veredas do Peruaçu abriga um complexo de veredas e lagoas, formando um ambiente de textura argilosa. Destaca-se a vereda do Peruaçu, que dá origem ao nome da unidade de conservação, com seus 37 quilômetros de comprimento decorados por palmeiras e buritis de até 20 metros de altura. Outras das veredas de menor extensão também são encontradas no Parque como a Comprida, dos Lopes, da Lagoa Azul, da Passagem, da Cruz entre outras. Destaca-se a Lagoa Azul como a maior lagoa da unidade e de maior importância. 

A Unidade de Conservação abriga ainda seis lagoas: Jatobá, dos Patos, do Meio, Junco, Carrasco e do Jacaré. A formação é única em veredas por estar situado na nascente do Rio Peruaçu com formação de vegetação toda em cerrado, cerradão, veredas, caatinga e parte de campina, geralmente matas ciliares responsáveis pela conservação do curso das águas do Rio Peruaçu. As principais espécies presentes na mata são a aroeira do sertão, a braúna, o pau-preto, Pequizeiro, Jatobá, Pau-terra, Vinhatico, Sucupira, Jacarandá, Mussambê, entre outras e uma variedade e quantidade de plantas medicinais. 

A fauna é rica e diversificada, com destaque para a ocorrência de lobos-guará, cotias, jaguatirica, ariranhas, antas, mico-estrela, veados-campeiros e sussuaparas. Também são encontradas onças pardas, tamanduás-bandeira, caititus, tatus (entre eles: Tatu Canastra, Tatu-bola e tatu-bolinha todos em extinção), pacas, jacarés, jararacas, cascavéis e sucuris, dentre outros.

Há mais de 250 pássaros catalogados no interior do Parque, entre eles a ‘maritaca', o ‘quem-quem' e aves endêmicas do entorno, como o ‘sebinho de fronte vermelha', a ‘maria-preta' (conhecida como Pássaro Preto) e o ‘arapaçu do rio São Francisco'.
Caititu
Cotia
Jacaré
Relevo e clima 

A região que abriga o Parque Estadual Veredas do Peruaçu está sob três domínios geomorfológicos, que podem ser classificados como: 

*Residual – relevos tabulares instalados sobre arenitos da formação Urucuia, rochas que tiveram origem no período do Cretáceo, sob clima desértico, sendo remanescentes nas chapadas e morros ao sul do parque (altitudes variando entre 850m a 900m); 

*Erosional – relevos aplainados a suavemente ondulados, com ocorrências dominantes na maior parte do parque e de sua área de ampliação, entre as superfícies aplainadas e onduladas estão os vales amplos e assentados sob a formação Urucuia e Três Marias (cotas variando entre 700m a 850m); 

*Deposicional – planícies aluvionares formadas por entulhamento dos eixos dos vales principais, como os dos rios Pandeiros, Peruaçu e Cochá (estas planícies estão situadas entre as cotas de 650m a 700m). 
O clima da região que abriga o Parque Estadual Veredas do Peruaçu e da área destinada à sua ampliação é o característico do Cerrado do Centro-Oeste, o tropical, quente, sub-úmido. A temperatura média anual varia entre 22ºc a 24ºc, a do mês mais frio entre 18,5ºc e 20ºc e, a do mês mais quente entre 23,5ºc a 26ºc, podendo no verão a temperatura máxima absoluta atingir os 37ºc e, no inverno, aproximar-se dos 2ºc. O regime de chuvas é o tropical, ocorrendo no verão.

Infraestrutura 

A sede administrativa do Parque Estadual Veredas do Peruaçu está localizada no entorno da Lagoa do Jatobá, contando com 1 casa sede; 1 casa pesquisador; 1 alojamento para funcionários; 2 residências para funcionários; 1 galpão utilizado para alojamento e 1 galpão utilizado para almoxarifado.

O Parque conta com internet via satélite mantida pelo Estado e energia solar com funcionamento parcial. 

O sistema de comunicação existente constitui-se de rádios de comunicação com antenas instaladas nas torres de observações. 

Atualmente o abastecimento de água potável é realizado através de busca de água em poços artesianos de terceiros na vizinhança do PEVP. 
Casa Sede
Casa de pesquisa
Atividades Desenvolvidas

Importante frisar que o PEVP não aberto à visitação, as atividades desenvolvidas são de monitoramento, manutenção, prevenção e combate à incêndios, à caça e pesca ilegais e ao tráfico de animais silvestres. 

Além disso, é realizada continuamente educação ambiental e conscientização da comunidade do entorno acerca da preservação da fauna e flora regionais. 
Equipe PEVP
Curso de brigadistas
Conselho Consultivo

Foi criado no ano de 2005, porém no ano de 2013, em reunião foi aprovada a fusão deste conselho com o conselho das unidades Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, da Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros e Área de Proteção Ambiental Cochá Gibão havendo nova eleição e sendo publicado na portaria nº 162 28/11/2014. O Conselho então foi reconduzido pela Portaria nº 8122/11/2016.
Reunião do Conselho
Visitação Turística

PEVP não é aberto à visitação turística.

Educação Ambiental

São desenvolvidos no interior e no entorno do Parque ações e trabalhos de educação ambiental, sobre tudo com a participação da comunidade.
Projeto Comunidade no Parque
Garrafas coletadas no entorno do Parque

Incêndios Florestais

São realizados todos os anos campanhas e ações que envolvem a prevenção a incêndios florestais no entorno da Unidadem além da formação da Brigada que atua como primeiro combate aos incêndios florestais e a confecção de aceiros que ajudam a não propagação dos focos de fogo.
Área degradada
Confecção de aceiros
Brigadista e combates

A brigada contra incêndios florestais é formada pelos funcionários da unidade, sendo que, no período crítico pode haver a cooperação de brigadistas de outras unidades, da Força Tarefa Previncêndio Sub-Base Januária e de militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Mosaico Sertão Veredas Peruaçu

A unidade participa do conselho do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. 
Este Mosaico é composto por um conjunto de áreas protegidas localizadas na margem esquerda do rio São Francisco, entre as regiões norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia. 
Possui uma área de aproximadamente 1,8 milhão de hectares, representando a porção de Cerrado mais conservada no estado de Minas Gerais, envolvendo unidades de conservação estaduais, federais e particulares, comunidades quilombolas, terras indígenas Xakriabás, populações extrativistas e áreas de produção agropecuária.
Reunião do Mosaico
Parcerias

O PE Veredas do Peuaçu conta com vários parceiros que auxiliam e dão apoio em diversas ações:
- ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade 

- Agropecuária Letícia 

- Fazenda Galana – Sr. Celso Galana 

- Prefeitura Municipal de Conêgo Marinho 

- Solução Rural Ltda. – RPPN Triângulo 2 

- Comunidade Beira da Cruz 

- Comunidade Cabeceira do Borrachudo 

- Comunidade Agro-vila Buritis 

- Comunidade Curral Velho 

- Comunidade Salto


Concheça! Se informe! Ajude na preservação!

Instituto Estadual de Florestas - IEF
Escritório Regional Alto Médio São Francisco - ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG