Especial - REVS do Rio Pandeiros

O BLOG ERAMSF irá realizar uma série de reportagens especiais com foco nas Unidades de Conservação em que o Escritório Regional Alto Médio São Francisco faz gestão, para que os leitores e o público em geral possa conhecer as belezas, desafios e curiosidades a respeito das 13 Uc's do nosso ERAMSF.
E para começar essa série de viagens por dentro das áreas protegidas, falaremos um pouco melhor a respeito do:

REVS DO RIO PANDEIROS - Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros

A UNIDADE

O Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros foi criado através do Decreto nº 43.910 de 05 de novembro de 2004 e está localizado no interior da Área de Proteção Ambiental Pandeiros, no município de Januária. Possui uma área de 6.102,7526 hectares de Cerrado e de Mata Seca, num perímetro de 79.356,12 m, destinado à unidade de conservação de Proteção Integral, conforme definido pelo SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação. 

Tem como objetivo proteger e conservar a Ictiofauna da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, no Estado de Minas Gerais como um todo, e em especial na região considerada o pantanal mineiro e contribuir na proteção do rio Pandeiros, de sua área alagável e lagoas marginais, bem como das espécies migradoras no trecho da bacia delimitado pelas barragens de Três Marias, no Estado de Minas Gerais e Sobradinho, no Estado da Bahia.
Cachoeira da Usina
O Refúgio Pandeiros tem a maior porção da sua área inserida predominantemente no bioma Cerrado, apesar de conter no seu interior fragmentos de Mata Seca, caracterizado pelo complexo de vegetação da floresta estacional decidual, caatinga arbórea, caatinga arbustiva arbórea, caatinga hiperxerófila, florestas associadas com afloramentos cársticos e outros, mata ciliar, vazante e seus estágios sucessionais. Porém, destaca-se como principal expressão do seu valor natural e ambiental o “Pantanal Mineiro” e ou Pântano de Pandeiros, com extensas áreas alagadas tidas como um berçário natural, responsável pela reprodução de aproximadamente 70% dos peixes do rio São Francisco, além, de abrigar no seu emaranhado de belas lagoas, uma enorme diversidade de aves, anfíbios, repteis e mamíferos. 

Há inúmeros atrativos turísticos, trilhas, ambiente propício para esportes de aventuras, como: caiaque, tirolesa, mountain bike, slackline, descida com bóias e botes.

A unidade de conservação abriga ainda três belas cachoeiras, localizadas seqüencialmente próximas à sede administrativa da unidade de conservação no rio Pandeiros.

 VEGETAÇÃO
Mapa de vegetação do REVS do Rio Pandeiros



INFRAESTRUTURA DA UC 
A unidade dispoe de:

· Alojamento (12 quartos)
· Sede administrativa
· Casa de pesquisa (8 quartos e salão para reuniões)
· Guarita
· Centro de artesanato
· Restaurante
· Torre de observação/Alojamento na região do pântano


Alojamento no pântano
Sede administrativa

Alojamento/ Torre de observação
Casa de pesquisa


COMUNICAÇÃO 
A sede da unidade possui internet, rádio de comunicação fixa, rádios portáteis e a região possui sinal de celular da operadora Vivo

SINALIZAÇÃO 
Há sinalização externa, na BR 479, indicando cachoeiras e Sede do Refúgio; sinalização interna: nas cachoeiras, indicando as normas e decreto de criação do REVS e sinalização no Pântano, indicando área de proteção e normas e decreto

TRILHAS 
Há várias trilhas, que são usadas para monitoramento, onde essas não são do conhecimento de turistas. 

Para a visitação turística contamos com trilhas que levam até as cachoeiras, sendo essas de médio acesso, podendo ser feia apenas a pé.
 

CONSELHO CONSULTIVO 

Foi criado no ano de 2009 o Conselho para as unidades do Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, da Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros e Área de Proteção Ambiental Cochá Gibão, porém a portaria de criação foi publicada somente em 2011 (Portaria nº. 141, de 12 de agosto de 2011). 

No ano de 2013, em reunião foi aprovada a fusão deste conselho com o conselho do Parque Estadual Veredas do Peruaçu havendo nova eleição e sendo publicado na portaria nº 162 28/11/2014.O Conselho então foi reconduzido pela Portaria nº 8122/11/2016.

PLANO DE MANEJO 

O Plano de Manejo está em fase de elaboração e contemplará as unidades APA Cochá Gibão, APA do Rio Pandeiros e Refugio Estadual de Vida Silvestre. Será realizado pela empresa Bicho do Mato e tem previsão para conclusão no final do ano de 2018.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA 

A unidade têm regularizada uma área de 5,0 hectares, perfazendo 0,08% da área total da Unidade. Salienta-se que uma área de 730,8500 hectares, está em nome do Estado de Minas Gerais, sendo então necessário a transferência da propriedade para este Instituto. 

O Refugio da Vida Silvestre é uma categoria que permite em seu interior propriedades particulares desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietário. 

VISITAÇÃO TURÍSTICA 

O Refúgio Estadual de Vida Silvestre do rio Pandeiros por se tratar de uma Unidade de Conservação está sujeita a normas e restrições estabelecidas pela portaria NDEG 045/2005, possui um enorme potencial turístico, contamos com uma beleza inigualável, três cachoeiras em sequência e o único pantanal mineiro. 

Como o plano de manejo está em elaboração, ainda não podemos especificar quais as atividades poderão ser desenvolvidas e o número máximo de turistas que a unidade pode receber por vez (capacidade de carga). 

Este local é composto por 3 (três) belas cachoeiras, um restaurante, churrasqueiras, espaço para lazer, área de camping e natureza exuberante, proporcionando um ótimo entretenimento para pessoas de todas as idades passarem suas tardes ou finais de semana. Por conta disso, o local se torna uma atração nos finais de semana, feriados prolongados e períodos de férias (meses de janeiro e julho).

A PORTARIA NDEG. 045 publicada em de 18 de março de 2005 estabelece normas de visitação e utilização das dependências do balneário do Rio Pandeiros, localizado no Refugio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, portanto: 

· Fica proibido o uso de garrafas e utensílios de vidro na área do Balneário, durante os feriados especiais. 

· O estacionamento de veículos será permitido somente em áreas destinadas ao camping 

· Fica proibido o uso de som automotivo, sendo apenas permitido aquele instalado na localidade, através da Prefeitura Municipal de Januária, respeitados os limites de 85 (oitenta e cinco) decibéis, medidos no curso “C” do medidor de intensidade de som”, de acordo com método MB-268, prescrito pela associação Brasileira de Normas Técnicas e de acordo com a Lei Estadual ndeg. 7302/78, que só poderá ser ligado das 8h (oito horas) às 22h ( vinte e duas horas).
EDUCAÇÃO AMBIENTAL/ RELACIONAMENTO COM O ENTORNO 

Atividades educativas na UC 

Ações na Semana da Água 

O Refúgio Estadual de Vida Silvestre em parceria com o ERAMSF esteve envolvido em diversas ações com o ponto focal voltado para a bacia hidrográfica do rio São Francisco e rio Pandeiros.
Monitores e funcionários do Previncêndio em workshop dos recursos hídricos
Ações da semana do meio ambiente 

  Em comemoração a Semana do Meio Ambiente o REVS junto com o ERAMSF realizaram      diversas ações pela região de Pandeiros e Januária.   
 

Distribuição de mudas e workshop 

Visitas de escolas e faculdades ao REVS

PARCERIAS 

O REVS do Rio Pandeiros faz uma gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Januária. 

Contamos também com o apoio de algumas instituições, tais como: WWF, FUNATURA, COOPAE, COOP SERTÃO. 

MONITORAMENTO 

O monitoramento é feito diariamente, sendo as turmas divididas para o trabalho nas cachoeiras e adjacências e outra no pântano. 

Contamos também com a ajuda da Policia Militar do Meio Ambiente e Bombeiros de Minas Gerais, através de inúmeras operações.

MOSAICO SERTÃO VEREDAS PERUAÇU 

A unidade participa do conselho do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. Este Mosaico é composto por um conjunto de áreas protegidas localizadas na margem esquerda do rio São Francisco, entre as regiões norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia. Possui uma área de aproximadamente 1,8 milhão de hectares, representando a porção de Cerrado mais conservada no estado de Minas Gerais, envolvendo unidades de conservação estaduais, federais e particulares, comunidades quilombolas, terras indígenas Xakriabás, populações extrativistas e áreas de produção agropecuária.

                                                                     Pântano

Conheça! Se informe! Ajude na preservação!
Fotos: Arquivo REVS


IEF - Instituto Estadual de Florestas
ERAMSF - Escritório Regional Alto Médio São Francisco

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG