Dia da Caatinga



 Em comemoração ao dia da Caatinga (28 de abril) a equipe da APA Serra do Sabonetal, Rebio Serra Azul, Parque Estadual da Mata Seca, Escola Municipal Adélia Seixas e polícia militar, realizaram na cidade de Itacarambi a caminhada CONHEÇA E CONSERVE A CAATINGA. A idéia foi conscientizar e trazer conhecimento a população sobre esse importante bioma no norte de Minas. Os professores trabalharam em sala de aula a conscientização dos alunos antes de saírem às ruas da cidade. No final foram doadas mudas nativas e frutíferas para população.




A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver.
A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. 
Apesar da sua importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos, devido principalmente ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, ao sobre pastoreio e a conversão para pastagens e agricultura. Frente ao avançado desmatamento que chega a 46% da área do bioma, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o governo busca concretizar uma agenda de criação de mais unidades de conservação federais e estaduais no bioma, além de promover alternativas para o uso sustentável da sua biodiversidade. 


Dados retirados do site: www.mma.gov.br/biomas/caatinga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Especial - REVS do Rio Pandeiros